Subscribe

RSS Feed (xml)



Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A importância da tecnologia na educação
 
e ao seu profissional

Encontrei este texto na internet escrito por Nirane de Jesus Santos, aluna da FACED, que nos fala um pouco sobre o uso das novas tecnologias e as mudanças de paradigmas tradicionais no processo ensino - aprendizagem.


 
Fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como “_ Não  mexe no botão da TV ”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles dominam a tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajuda-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidade amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
 A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Nessa perspectiva não vamos chegar às salas de aula virtuais. Elas já existem , são interessantes, mas não deverão torna-se o padrão. O que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros deverão ser melhores e adequado à informática, até mesmo com sugestões de sites.
 O papel é a forma mais fácil de acesso ao conhecimento, as aulas expositivas, os trabalhos de laboratórios, as pesquisas de campo, as consultas à Internet são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que faz a educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos, o professor fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.
 O profissional em educação não deve  pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizar com meio para melhorar a qualidade de ensino com essa ferramenta. O  papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se com apenas uma parte do processo de aprendizado.

Um comentário:

  1. Milena, querida!
    Você sabe como fico feliz em ver a sua luta para fazer o melhor, dentro do prazo determinado, com responsabilidade e aguçado olhar. Certamente o bebê veio em boa hora, melhorando este olhar aguçado! Que venha carregado de luz!
    Fiquei muito feliz por você ter assumido o desafio de fazer o seu Blog com as descobertas realizadas, relacionadas à educação. Você precisa fazer a revisão gramatical dos textos publicados, afinal, muitas pessoas terão acesso aos conteúdos postados por você e este cuidado é necessário. Esta ação é urgente!
    As sugestões que você nos traz são valiosas, a seqüência didática está bem interessante. No entanto, você não abordou a sugestão de como utilizar o software em sala de aula, apenas diz que vai levar as crianças para a sala de informática. A abordagem do vídeo não foi realizada.
    Precisa rever a forma de apontar os conteúdos no plano, coloque em tópicos, fica melhor a visualização. O conteúdo indicado na seqüência é apenas o de Geografia, a matemática é apenas apontada.
    Parabéns pelo olhar aguçado e desejoso de fazer o melhor para ajudar a comunidade acadêmica a pensar a educação de outro lugar, utilizando as novas tecnologias como alternativas pedagógicas.

    Precisa indicar os autores dos textos que você postou em seu blog. Não quero que você responda processo jurídico. Atente quanto a este fato.


    Um abraço,
    Profa. Gal Moura

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Estudante do curso de Pedagogia.