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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Plano de Aula



Programa Paint (Windows) para construir o mapa do quarteirão do bairro



Série:1º e 2º ano Ensino Fundamental I
Tema da aula: Geografia do bairro
Área do conhecimento: Geografia e Matemática

Conteúdo: conhecer a geografia do bairro identificando pontos de referência para elaboração de um intinerário e construção da planta do quarteirão.

Competências e habilidades: descrever a localização da escola,utilizar informações e pontos de referência para cosntrução da planat do quarteirão da escola; costruir uma planta do quarteirão da escola para que as crianças possam se situar geograficamente, inserindo os elementos naturais e os que foram construídos pelo homem; utilizar a linguagem oral e escrita como meio de expressão das suas percepções.

Sequência didática:

1ª etapa

Quem já passeou em volta do quarteirão da nossa escola? o que encontramos nesse caminho? existem somente casas?

Cosntruir um quadro com as informações das crianças sobre o que elas observam no caminho até a escola. Preencher a primeira parte desse quadro com as observações feitas antes do passeio emvolta do quarteirão da escola.


Quarteirão da escola
Registro antes do passeio
Registro após o passeio






2ª etapa
Organizar a turma para um passeio pelo quarteirão onde está inserida a escola. Pedir que as crianças observem a paisagem local, os elementos que a compõem como casas, supermercados, praças, elementos naturais como plantas e árvores. Fazer paradas curtas ao longo do percurso para que a turma possa registrar as observações feitas numa folha de ofício presa a uma prancheta. Todas as anotações servirão como referência para a construção da planta do quarteirão.
3ª etapa
Depois de dar a volta em torno do quarteirão da escola, voltar para a sala de aula e abrir uma roda de discussão para que possam comparar os seus registros. Criar situações em que as crianças possam indicar caminhos para chegar a um determinado ponto: quero sair da escola e ir até a praça, qual o melhor caminho para chegar lá? As crianças irão propor caminhos de acordo com a sua percepção e isso o levará a refletir sobre como utilizar a orientação espacial (frente, trás, direita, esquerda) para indicação de um itinerário.
De posse das informações trazidas e discutidas após uma volta ao quarteirão da escola, construir com o grupo uma planta desse quarteirão com os elementos que fazem parte dessa paisagem.

Avaliação
Dividir a turma em equipes para que possam indicar o melhor caminho para chegar a um determinado local, verificar se são utilizados pontos de referência para dar dicas de direção, construção de um quadro comparando as observações feitas pelo grupo antes e depois do “passeio”, confecção da planta do quarteirão onde se localiza a escola.

Referências
       SOURIENT, LILIAN. Interagindo com a geografia. Vol. 1.Editora do Brasil. 2004..

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Quem sou eu

Estudante do curso de Pedagogia.