Subscribe

RSS Feed (xml)



Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Como ambientes computacionais auxiliam na construção da leitura e escrita de crianças com necessidades especiais

 
Estudos realizados na área da tecnologia vêm mostrando como essa ferramenta favorece as pessoas com necessidades especiais em todos os níveis.
O uso do computador no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a desinibição e o entusiasmo valorizando os textos escritos pelas crianças. Para que não se configure como um momento de aprendizagem mecânica e sem sentido, o ensino da leitura e escrita torna-se mais prazeroso quando utilizamos ferramentas que permitam maior participação do sujeito na construção do conhecimento. O trabalho coletivo serve como incentivo na aprendizagem, há uma ajuda mútua entre os colegas. Para tanto, o professor desempenha um papel importante como facilitador, motivador, dando oportunidades para que as crianças possam se expressar à vontade e, a partir dos resultados, aperfeiçoem suas produções baseadas em suas próprias críticas.
O estudo que foi realizado pela Dra. Lucila Maria Costi Santarosa para a Revista Psicopedagogia (São Paulo. Fev/96), aborda sobre o uso das tecnologias por esses sujeitos especiais. Os objetivos com esse trabalho foi o de oportunizar o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais por meio de ambientes computacionais, o estudo do processo de construção da leitura e escrita por esse tipo de usuário e a observação dos efeitos que o uso das tecnologias provoca nessas pessoas.
A experiência ocorreu com jovens com paralisia cerebral, traços autistas, deficiência mental e Síndrome de Down, variando entre os níveis pré-silábico e alfabético. Foram propiciadas atividades lúdicas, organizadas e que possibilitavam o acesso desses jovens através de adaptações específicas a cada necessidade.
Os softwares oferecidos permitiam a exploração de editores de texto associados a sistemas gráficos. Foi proposto a produção de um jornal com temas relacionados aos próprios alunos. Tudo embasado teoricamente e em seguida a produção no ambiente computacional. As contribuições dos jovens foram dadas respeitando as limitações de cada um, sempre com  intervenções de facilitadores que os auxiliavam quando necessário.
O estudo trouxe resultados positivos no sentido de desenvolvimento na aprendizagem e crescimento pessoal dos jovens, mesmo com as dificuldades enfrentadas por eles de limitação e deslocamento aos ambientes computacionais. Através dessa ferramenta, os sujeitos apropriavam-se dos próprios mecanismos da sua ação. Quanto à leitura e escrita foram oportunizados momentos de aprendizagem utilizando recursos de hardware que favoreciam o ato de escrever (digitar).
O uso da tecnologia traz benefícios para pessoas com necessidades especiais, pois permite a eles, através das experiências vivenciadas, um crescimento pessoal e superação de limites.

Referência

SANTAROSA, Lucila. Estudo do processo da leitura e escrita de crianças com necessidades especiais em ambientes computacionais que favorecem a comunicação, criação de idéias e produções textuais. São Paulo, Revista Psicopedagogia, 14 (35):16-22, fev/96.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Estudante do curso de Pedagogia.